Processamento de Chamadas GSM (8 hs)

 

1) Introdução: revisão de conceitos básicos (canais da interface aérea GSM, protocolos GSM e estados da unidade móvel).

2) Cenário 1 – Inicialização do móvel: descrição do processo de inicialização do móvel e das mensagens envolvidas no processo. O processo de inicialização envolve a captura do canal de controle inicial, configurações impostas pelo sistema e chegada ao estado de stand-by.

3) Cenário 2 – Location Updade: descrição do processo de atualização de localização do móvel e de todas as mensagens e protocolos envolvidos no processo. Nesse cenário é descrito também o procedimento de autenticação.

4) Cenário 3 – Originação/Recebimento de Chamadas: descrição detalhada do processo de originação e recebimento de chamadas. As mensagens trocadas entre móvel e sistema são detalhadas e vários campos analisados. Nesse cenário são também descritos os procedimentos de controle de potência.

5) Cenário 4 – Handover: descrição do processo de handover e de todas as mensagens e protocolos envolvidos no processo. Incluem-se nesse cenário: medidas efetuadas pelo móvel, intra-BTS handover, intra-BSC handover, intra-MSC handover, inter-MSC handover.

6) Processamento de Chamadas em sistemas 2,5G e 3G: estabelecimento dos serviços de dados em pacotes (descrição geral), outros procedimentos importantes